O programa visa fortalecer o cenário de empregabilidade em Salvador por meio de qualificação dos trabalhadores que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – Semdec lançou o Programa Treinar para Empregar na sexta-feira (19/03). Desenvolvido pela Diretoria do Trabalho e Empreendedorismo, o programa tem o propósito de contribuir para o fortalecimento do cenário de empregabilidade na cidade de Salvador, tendo como estratégia o fomento de ações voltadas à qualificação profissional dos trabalhadores que recorrem ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – Simm na busca de oportunidade no mercado de trabalho. O agendamento para atendimento das inscrições continuam hoje (22/03).

O Treinar para Empregar vai oferecer ferramentas de treinamentos adequadas para a capacitação de trabalhadores, viabilizando conhecimento e estimulando a capacidade competitiva e o fortalecimento do potencial profissional. “Com este programa, estamos convidando o trabalhador a percorrer um caminho de aprendizagem e qualificação, aumentando a sua chance de inserção no mercado de trabalho”, salientou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto.

O programa consiste no oferecimento de cursos de qualificação que serão conduzidos pelo Simm e ministrados pelos seus parceiros. Para isso, a Semdec está ampliando suas parcerias com a iniciativa privada, Sistema S - Sebrae, Senai e Senac, faculdades e instituições governamentais e não governamentais associadas aos temas de desenvolvimento econômico, empreendedorismo, empregabilidade, tecnologia, gestão e cidadania.

Os cursos serão construídos a partir da abordagem de temas relacionados com a realidade econômica e a tendência do mercado de trabalho, assim como a demanda do empresariado que disponibiliza vagas no Simm. Dentro da programação, já estão abertas as inscrições para o curso de Manutenção de Notebook, previsto para realização em 12 de abril; e para Operador de Telemarketing, também no dia 12 de abril. Os cursos serão realizados na modalidade online por conta da necessidade atual de isolamento social. Uma parte dos horários para confirmação das inscrições iniciaram no dia 19/03 às 17:30. E o restante dos horários serão disponibilizados hoje (22/03) também a partir das 17:30 no site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br.

Iniciativa privada – Um dos grandes desafios do Treinar para Empregar, destacado pela diretora Maria Eduarda, é promover a sensibilização com a iniciativa privada visando a flexibilização do processo de contratação de candidatos. Sendo uma das alternativas a substituição da exigência do tempo de experiência por horas de atividades de qualificação.

“Vamos sensibilizar o empregador para que seja mais flexível no ato de contratação e, ao invés de exigir experiência ou conhecimento específico no processo seletivo, que ele ofereça ao candidato a oportunidade de contratar pessoas sem experiência e que tenham passado pelo curso de qualificação, o considerando como experiência”, explica Maria Eduarda.

Outra vantagem do programa é a viabilização da implantação de uma Política de Gestão de Conhecimento da Prefeitura de Salvador. Está previsto a criação de uma plataforma digital destinada a gestão de dados, devendo incluir informação dos alunos certificados dos cursos, candidatos às vagas, empresas parceiras, entre outras informações.

“ O interessante é que com esta plataforma teremos a possibilidade de acompanhar o candidato no decorrer do seu processo seletivo e saber porque ele não foi aproveitado na empresa ou mesmo se ele fez o curso de qualificação. E então, para a partir da sua situação verificarmos se existe vaga compatível com o perfil dele ”, finaliza a diretora, destacando a funcionalidade dos treinamentos como estratégia para a empregabilidade.